terça-feira, 28 de julho de 2009

O melhor doce de leite

Nesse friozinho que não aguento mais, só me faz pensar em comida. Sábado tava vendo o programa Estrelas com a Angélica e tá passando ela na Argentina, e eu quis matar a saudade vendo tudo aquilo e passou uma receita de alfajores.... já meu deu água na boa, quando passou o doce de leite então nem se fala, também teve aquele outro doce que parece uma goiabada, mas nao é também muito bom!!
O doce de leite da Argentina foi o melhor que eu comi até agora, ele é diferente do nosso, é mais espesso, não é tão doce, mas é forte, não sei explicar, só provando mesmo. Eles usam em tudo, bolos, tortas, pastel, o que tem de doces maravilhosos lá também não é brincadeira.
Os delírios já começaram na ida, serviram no avião de sobremesa um doce maravilhoso era como se fosse um doce com várias camadas de massa folhada, recheado com doce de leite e coberto com acúcar de confeiteiro. Pesquisando descobri que é típico do Chile e na Argentina chamam de Rogel, o original é com merengue (foto abiaxo), mas eu comi o outro.

Outra delícia também é o alfajor, tem vários tipos o que eu mais gostava era o com cobertura de merengue que não era tão doce, mas é um merengue meio seco, esse só comi da Havana, que é o mais caro que tem. Havana é uma praga lá, pior que Mc Donald´s aqui, em cada esquina tem uma loja até numa cidadezinha que fui bem pequena no interior da Argentina tinha Havana. Mas os preços de alfajores variam de acordo com a marca e o sabor também hahaha.

Mas contei essa história toda pra falar na verdade do doce de leite presente em quase tudo lá, lembro que comi um rocambole de doce de leite com nozes e castanha, que só de lembrar já babo, e o povo de lá come muiiiiiito bem. Queria ter trazido um pote de doce de leite de lá, quando estava voltando de Mar del Plata para Buenos Aires, paramos num lugar pra comer, e lá tava vendendo um pote de 1 kg de doce por 14 pesos e pensei: Deve ser caro, já que é uma loja de beira de estrada, e esperei pra comprar quando chegasse em Buenos Aires. Chegando em BA fui as lojas ver o doce de leite, o mais barato que achei foi por 25 pesos um de 700g, fiquei P da vida... não tinha me lembrado que em BA é tudo o olho da cara e terminou que fiquei sem meu doce de leite, mas da próxima vez que eu for, vou trazer uns 3 potes daquele... hahaha. Mais pra frente faço um post especial contando sobre a viagem que me dá tantas saudades, na verdade acho que vão ser vários posts pois tem muita história pra contar.

3 comentários:

  1. obrigada pela visitinha, queridaaa! Ah, eu AMO doce de leite! muito muito! rs Ano passado fui pra Argentina e me deliciei na HAVANA rs To aguando só de ver as imagens! Tem uma sorveteria tb, que esqueci o nome (tem em toda parte por lá) que faz um sorvete de doce de leite que é uma coooooooisa!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. é muito bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  3. é muito bom mesmo mas, com que é feito? vc sabe?

    ResponderExcluir